Sábado, 3 de Fevereiro de 2007

Torturando os dados até que eles confessem - II

O que se está a passar no Desporto em Penafiel, na ausência de uma política desportiva é uma situação de contornos preocupantes onde o discurso oficial dos responsáveis políticos na Câmara Municipal de Penafiel, parece ganhar foros de aparente boa vontade e decidida aposta na magia e nos encantos do associativismo desportivo.
Particularizando o caso concreto dos clubes beneficiários dos famigerados contratos programa, importa desde logo ter uma ideia correcta acerca de quais as motivações que deram origem ao seu aparecimento.
Em termos genéricos existem clubes desportivos que se constituiram como resposta encontrada para ultrapassar carências no âmbito do desporto.
Outros, nasceram de uma espécie de iniciativa central que teve nos responsáveis de então um bom acolhimento.
Mas decorridos que estão os anos correspondentes a uma década, em alguns casos mais, o que se pode verificar é a autêntica colonização realizada a partir de interesses públicos mas com vícios privados, protagonizada por uma pequena franja de dirigentes e de técnicos desportivos.
Pequena, mas naturalmente influente já que goza de privilégios que a generalidade dos restantes dirigentes e técnicos desportivos não possui.
Situação que explica, de resto, a avidez com que os lugares são procurados já que são propiciadores de uma projecção e notoriedade que, de outro modo não teriam.
Na ausência de medidas estruturais efectivas, a afectação de recursos não pode ser feita sem critérios de qualidade, sem rigor e sem competência pois, para além de socialmente injusta é financeiramente impraticável. Políticas deste tipo contribuem apenas para o delapidar do erário público.
O que está em causa, é a situação actual em que a Câmara Municipal de Penafiel parece estar mergulhada, quando se está a encher de agentes e técnicos da confiança política trabalhando em regime parcial, espécie de comissários sempre ansiosos em apresentar serviço, mas que mais não fazem do que acções desprovidas de ideias ou enquadradas em qualquer projecto.
Os tempos actuais exigem novos equilíbrios entre as políticas e os investimentos dirigidos às práticas de rendimento absoluto e os dirigidos às práticas de rendimento relativo.
Entre um desporto de competição e um desporto para Todos.
Há isso sim um ritual que durante anos tem feito escola, em que os passos estão determinados e onde se fomenta a desmotivação, a apatia e a irresponsabilidade.

Trata-se de uma profunda distorção do sentido do que deve ser o associativismo desportivo. E perigosa!

Perigosidade tanto maior, quanto é certo que ela se nos apresenta aparentemente como verdadeira.

sinto-me:
publicado por PenaSport às 00:00
link do post | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 28 de Fevereiro de 2007 às 12:29
Caro ilustre professor Henrique muito orgulho tenho que pessoas como o senhor que tanto fizeram pelo desporto penafidelense se retaliem em continuar a batalhar pelo futuro desta nossa terra que eu e o senhor tanto AMA-MOS, mas deixe-me dizer-lhe que nos seus artigos quando se refere aos técnicos como meros mercenários , deixe que lhe diga que nem todos são assim, muito pelo contrário visto que os catedráticos como o senhor e outros decidiram por fim à sua actividade desportiva no terreno deixando os mais jovens sem experiência nenhuuma ao leme dos destinos das modalidades e instituições , sem rumo e abrigo...
Quando se refere que os técnicos se acomodam deixe-me dizer-lhe que não tem estado atento à imprensa local e às críticas que se tem feito à autarquia, anda dístraído professor, mas os jovens técnicos e dirigentes não abandonam nem andam estácticos muito pelo contrário, criticando e fazendo com que os jovens tenham cada vez mais oportunidades, não os abandonando!
O seu contributo é muito bom o nosso ( também concordo consigo só alguns ) é óptimo...
Não crítique só professor venha para o terreno, ajudar a evoluir os mais jovens e a fazer com que Penafiel cresça, pois só com o contributo dos sábios e experientes o conseguire-mos refiro-me ao senhor mas também ao professor Carlos Moreira, assim como outros que tanto fizeram por Penafiel
Pense nisso, pelas crianças e por todos
ESTAMOS À SUA ESPERA
SOMOS JOVENS MAS MUITO CAPAZES E EM POUCOS ANOS JÁ FIZEMOS MUITO OU MAIS....

Comentar post

.mais sobre mim

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.posts recentes

. Estratégias de desenvolvi...

. Miragem e Ilusão

. Moderação e realismo

. Problemas d(n)o nosso Des...

. Problemas d(n)o nosso Des...

. A Higiene da Moral

. Falar Claro sobre o Despo...

. Falar Claro sobre o Despo...

. 1ª Gala – ALBARDÃO (mérit...

. Sinal dos Tempos

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds