Há tempos ouvimos alguém dizer - que os penafidelenses são gratos aos seus ídolos desportivos e citou o carinho que rodeia António Oliveira, Fernanda Ribeiro, Joaquim Santos ou Silva Pereira.
Nada mais errado! A memória das pessoas é curta. É também injusta e ingrata!
Qual seria a reacção do público se soubesse que a Câmara Municipal de Penafiel tinha despendido dinheiros públicos para a aquisição do espólio de um dos desportistas mencionados, cujo nome já pouco diz à maioria das pessoas?
Assistiríamos por certo a comportamentos e reacções que mal podemos imaginar.
Manifestação de desdém sobranceiro com que se olham as práticas do desporto, a memória colectiva conserva na lembrança alguns nomes e factos durante uns anos, escassos, para depois tudo se esvair na ânsia pacóvia das medalhas, dos títulos, das ligas, dos campeões, etc ...
António Oliveira, ainda sabemos quem é, Fernanda Ribeiro começa a ser um nome e uma personagem mais do que um palmarés. Joaquim Santos uma vaga silhueta em que já poucos reconhecem o campeão de ralis, Silva Pereira um artista dos estádios que os mais velhos recordam em tardes melancólicas de jogos de futebol da equipa do lugar.
E se o esquecimento destinado aos vencidos é desumano, a atitude perante os vencedores é reveladora de uma lamentável indigência cultural.
As consequências deste tipo de atitude não são só ridículas mas também graves e reflectem-se negativamente na vivência desportiva dos penafidelenses, porque como não conhecem e não entendem o passado e por consequência as razões profundas de determinados comportamentos, hipotecam estupidamente o futuro.
Sacrificam-se vencedores e vencidos deixando desaparecer todos os testemunhos e vestígios que nos podiam ajudar a perceber o que fomos e o que somos para então podermos definir aquilo que queremos ser.
Em Penafiel a reflexão tem um nome: - chama-se esquecimento!
A pior forma de esquecimento que é a ignorância assumida como atitude, manifestação de sentimentos que em muitos casos se assemelha ao despeito mesquinho e reles da mediocridade que por aí grassa.
A demonstrá-lo aí está o nosso desporto