Quarta-feira, 29 de Novembro de 2006

Os valores e os factos

O problema dos equipamentos para a prática do desporto no concelho de Penafiel , sempre foi uma questão a que nas políticas desportivas na Câmara Municipal de Penafiel se dedicou pouca importância.
As inflamadas intervenções dos dirigentes políticos em tempo de campanha eleitoral, indiciavam já um tratamento do assunto dos equipamentos com evidente ausência de rigor e de conhecimentos. Todos ouvimos promessas do tipo obra do mandato propondo-se construir , apoiar, fomentar, pavilhões, piscinas, etc.!
Mas o panorama que se nos apresenta é confrangedoramente pobre.
Tomemos o exemplo da questão dos pavilhões  nas freguesias. Somos mesmo levados a questionar se estes problemas foram equacionados em termos sérios e fundamentados.
O enigmático processo de empreitada nos pavilhões das 4 freguesias, faz-nos supor que as decisões obedeceram menos a razões de reconhecida necessidade desportiva e mais a critérios de oportunidade política, reflectindo uma cultura de poder assente em valores monumentalistas e de fachada!
Não andaremos muito longe da verdade se afirmarmos que não foram realizados estudos que habilitassem a decisão de os construir!
Sabemos disso e também as consequências que daí advêm.
A realidade está bem à vista de todos: 
 -  2 piscinas municipais, um pavilhão gimnodesportivo e quatro promessas... !
À medida que o tempo passa cresce a dúvida quanto às soluções encontradas, tornando visíveis as limitações dos modelos e dos métodos adoptados. Nas opções tomadas vemos apenas falta de uma preparação cuidada, estudos adequados e opções criteriosas.
Gostariamos de poder reconhecer que na preparação das decisões politicas haveria cautelas elementares pois que se outras razões não houvesse a situação financeira a isso aconselharia. É que as carências são muitas e os meios financeiros não abundam!
O lado visível e caricato da falta de racionalidade nas opções, foi posto a descoberto há uns anos através do anúncio: "inauguração da primeira pedra(!), de um pavilhão desportivo"no comments"
Apenas algum desleixo e o desconhecimento de regras elementares, têm obstado a que estas construções figurem já no portfolio das suas realizações.
Porque envolvem investimentos significativos, seria aconselhável que a Câmara Municipal de Penafiel projectasse o que quer que fosse, tendo uma visão integrada dos regimes  a implementar. Seja ao nível dos custos, seja ao nível dos benefícios de utilização.
Ao fazer tábua rasa de princípios elementares estão a cometer-se erros que a prazo se pagará caro. E já os estamos a pagar!
Não é muito agradável descriminar deste modo questões que respeitam às competências dos responsáveis políticos.
Fizemo-lo contudo, intencionalmente. Desde logo para que todos pudessem ter uma perspectiva global sobre o regime das competências estabelecido, mas também porque sabemos que na Câmara Municipal de Penafiel se persiste em fazer uma leitura minimalista destas competências.

 O que se pede é que os agentes políticos resistam à tentação de transformar o desporto em tribuna de ambições pessoais e pensem mais nos cidadãos. Em Todos, não apenas em alguns!

sinto-me:
publicado por PenaSport às 00:00
link do post | favorito

.mais sobre mim

.Sondagem

polls Quem deve ganhar o
ALBARDÂO
Desporto em Penafiel?
Câmara Municipal Penafiel?
Vereador Desporto?
Penafiel Activa?
Clube Desportivo?
Dirigente Desportivo?
Técnicos com "tacho" na CMP/Pnf Activa?
Técnicos de Clube subsidiado pela CMP?
Desporto Escolar?
Jornal Local/Regional?
Empresa Privada?

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.posts recentes

. Estratégias de desenvolvi...

. Miragem e Ilusão

. Moderação e realismo

. Problemas d(n)o nosso Des...

. Problemas d(n)o nosso Des...

. A Higiene da Moral

. Falar Claro sobre o Despo...

. Falar Claro sobre o Despo...

. 1ª Gala – ALBARDÃO (mérit...

. Sinal dos Tempos

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.Visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds