Quarta-feira, 22 de Novembro de 2006

Questões de Andamento!

O desenvolvimento do desporto no concelho de Penafiel, deveria supor medidas que exigissem uma aposta forte nas freguesias, mas o seu alcance tem sido condicionado por alguma partidarização o que tem contribuido para uma redução da participação dos cidadãos na vida desportiva da sua localidade.
Mas quando falamos de desenvolvimento do desporto, referimo-nos concretamente a quê?
À melhor forma de levar o desporto a todas as freguesias do concelho?
Ao melhor meio de combater as assimetrias existentes entre a sede do concelho e às outras 37 freguesias?
A um outro meio que suscita outros desenvolvimentos?
Do nosso ponto de vista, o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Penafiel, está confrontado com dois tipos diferentes de questões:
Por um lado, o tipo de suporte que pode dar corpo a uma eventual política de desenvolvimento desportivo.
Por outro lado, o modelo de desenvolvimento que deve assumir relativamente ao Desporto.
Estes pressupostos exigem ao Pelouro do Desporto, não o alheamento ou a demissão do poder, mas um esforço no plano das competências que lhe são próprias e dos recursos de que dispõe.
Actualmente, da leitura dos dados disponíveis são necessárias e indispensáveis a adopção de políticas correctoras dos atrasos e das necessidades básicas em matéria desportiva.
Ma por falta de capacidade, de vontade, de competência e de planeamento estratégico, a intervenção do Pelouro do Desporto tem-se limitado a atribuir subsídios aos clubes e a realizar investimentos com visível falta de rigor de política desportiva.
Faltam iniciativas, em investimentos, em infraestrutruras e na orgânica dos serviços de apoio ao desporto.
Diga-se em bom rigor que este não é um exclusivo dos actuais responsáveis.
Esta é uma situação que se vem prolongando no tempo e da qual os actuais responsáveis políticos ao que parece, não sabem sair.
E ao lado desta situação existem sinais preocupantes e reveladores de circunstâncias que não podemos deixar de referir:
-        Temos sérias dúvidas quanto à questão da atribuição de subsídios que não condicionam essa concessão a uma urgente reconversão de objectivos, métodos de trabalho e formas de gestão de parte muito significativa do associativismo desportivo.
-         Temos reservas quanto à obsessão de cariz monumentalista, onde a obra física parece ser o único objectivo, porque não atende às realidades da procuras locais, servindo apenas para satisfazer pequenas vaidades políticas.
-         Consideramos grave a situação que, às claras ou de modo camuflado faz desviar anualmente centenas de milhares de euros para sustentar o mercado profissional do desporto e alguns clubes que apenas se preocupam com o resultado. E fazem-no no mais despudorado desafio às leis existentes, delapidando e mal baratando os dinheiros públicos.
-         Não podemos deixar de manifestar a nossa discordância quanto à pretensa política que assenta na compra de espectáculos desportivos, através de formas mais ou menos sofisticadas de patrocínio ou financiamento, no pressuposto de que advirão mais valias ao nível da imagem e da promoção da cidade ou do concelho.
 
Os problemas mais desafiantes que hoje se colocam ao Pelouro do Desporto no plano do desenvolvimento desportivo supõem uma correcta interpretação sobre os processos de mudança social que cruzam as práticas do Desporto, os estilos de vida e as procuras desportivas.
Consideramos oportuno sublinhar que o desenvolvimento desportivo supõe o envolvimento dos penafidelenses, a estimulação da criatividade e a mobilização dos seus conhecimentos e não apenas um jogo de ilusões.

Reconhecemos que ao Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Penafiel, falta autoridade ética e moral para que o processo acumulativo de alheamentos e decisões em matéria de desporto, sejam vistos com crescente incredibilidade e desconfiança.

sinto-me:
publicado por PenaSport às 00:00
link do post | favorito

.mais sobre mim

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.posts recentes

. Estratégias de desenvolvi...

. Miragem e Ilusão

. Moderação e realismo

. Problemas d(n)o nosso Des...

. Problemas d(n)o nosso Des...

. A Higiene da Moral

. Falar Claro sobre o Despo...

. Falar Claro sobre o Despo...

. 1ª Gala – ALBARDÃO (mérit...

. Sinal dos Tempos

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds