Quarta-feira, 8 de Novembro de 2006

Penafiel Desportivo não mudou !

Como princípios de Política Desportiva, o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Penafiel afirma no seu  site oficial que - tem vindo a criar as condições necessárias ... para que a promoção e dinamização da prática desportiva, se realize de forma integrada e continuada, indo ao encontro das necessidades dos clubes ... e como principal responsável pela política desportiva do concelho tem vindo a marcar a sua acção na consolidação e promoção das actividades de educação física e do desporto em geral, apoiando todo o tipo de manifestações realizadas pelo movimento associativo de Penafiel, bem como, na criação de condições para o seu desenvolvimento através da construção de novas instalações desportivas.

Acreditamos pela força dos factos que o desenvolvimento desportivo exige uma clara intervenção do poder local. Só que a intervenção supõe a adopção de medidas estratégicas de política desportiva e não apenas a adopção de acções que são meros actos de rotina sem qualquer intencionalidade de desenvolvimento desportivo.
Sabemos o que querem dizer ao afirmarerm que estão “... indo ao encontro das necessidades dos clubes.
Claro que essa necessidades supõem uma intervenção significativa. Supõem mas não se esgotam nela!
Que linhas de orientação se estabeleceram como factor estratégico de uma verdadeira política de apoio ao associativismo desportivo, no plano da manutenção das actividades, no plano do estabelecimento de critérios, de avaliação e controle, dos incentivos à instalação de serviços de prestação desportiva?
Que estudos sobre a procura desportiva no concelho ou de análise no que refere a disponibilidades materiais, recursos económicos, instalações, de pessoal disponível, etc.?
Ainda no conjunto dos princípios gerais da acção do Pelouro do Desporto, pode ler-se que uma das medidas para a consolidação e promoção das actividade de educação física e do desporto em geral (?), é o apoio a todo o tipo de manifestações realizadas pelo movimento associativo de Penafiel.
Seria bom que se esclarecesse os penafidelenses do alcance de tais afirmações, aos desportistas em particular. 
A nós, estas ideias parecem ser as do tempo do contraplacado!
O Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Penafiel, este como outro qualquer, tem-se limitado a assistir à que tem sido a tradicional postura do movimento desportivo face ao poder, procurando capitalizar as situações.
Reconhecemos que vivemos uma crise de natureza estrutural num concelho pouco desenvolvido como Penafiel.
Sabemos também que os desafios que se colocam pela frente são difíceis desde logo porque a perspectiva de desenvolvimento desportivo se mantém sem linhas orientadoras, deficientemente fundamentada, virada para uma visão do mundo do desporto onde tudo começa e tudo acaba no associativismo tradicional.
O que o Desporto em Penafiel revela é que está entregue a pessoas que exercem as respectivas funções por inerência dos cargos, mas não o fazem por gosto, por competência ou por conhecimento.
Certamente que fazem o melhor que sabem. Isso não está em causa. Mas o que sabem é confrangedoramente pouco.

Na ausência de medidas estruturais efectivas, misturam as banalidades com os erros de palmatória. As primeiras por responsabilidade própria.
As segundas pela interferência dos seus aconselhadores.
sinto-me:
publicado por PenaSport às 00:00
link do post | favorito

.mais sobre mim

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.posts recentes

. Estratégias de desenvolvi...

. Miragem e Ilusão

. Moderação e realismo

. Problemas d(n)o nosso Des...

. Problemas d(n)o nosso Des...

. A Higiene da Moral

. Falar Claro sobre o Despo...

. Falar Claro sobre o Despo...

. 1ª Gala – ALBARDÃO (mérit...

. Sinal dos Tempos

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds