Sexta-feira, 6 de Julho de 2007

Tempos estranhos (II) ...

O posicionamento do Desporto em Penafiel no contexto da ordem desportiva é hoje significativamente diferente de há alguns anos atrás.
Essa diferença resulta de um claro abaixamento da qualidade, seja no número de praticantes, na disponibilização de espaços e equipamentos desportivos, seja nos resultados desportivos alcançados por atletas e equipas desportivas do concelho.
O que certamente existe é um número muito significativo de técnicos que ocupam posições em diversos organismos afectos à Câmara Municipal de Penafiel e que são financiados através de um quadro que tem permitido carrear dinheiros e recursos públicos importantes.
E esses financiamentos, que assumem formas diversificadas, são sempre feitos no pressuposto que advirão mais valias ao nível da imagem e da promoção do concelho, mas que só um recenseamento actualizado permitiria saber o seu verdadeiro número e quais os recursos absorvidos a partir do erário público.
Esta não é mais do que uma perspectiva assente na lógica dos interesses privados, que acredita que o livre jogo do mercado desportivo, só por si, é gerador das respostas suficientes para suprir as necessidades do concelho de Penafiel em matéria de desenvolvimento desportivo.
Ao que tem sido anunciado pelos responsáveis políticos na Câmara Municipal de Penafiel, importa dar tradução prática e não ficar confinado à retórica discursiva onde permanece o auto-elogio sem que se realize uma análise séria e ponderada sobre a realidade desportiva do concelho de Penafiel.
Entretanto o que vimos assistindo nos últimos tempos é uma intervenção dos responsáveis onde não se detecta um fio condutor, uma articulação que hierarquize medidas e defina prioridades.
O que tem acontecido é muito de casuístico, de medidas avulsas, que confirmam a tese de que não existe uma política desportiva onde se reconheça unidade e coerência de acção.
É difícil indicar um problema que os responsáveis políticos tenham abordado, sobre ele produzido um investimento político e dele tenham resultado efeitos avaliáveis.
Os actores políticos falam e decidem para os jornais pois, muito dos discursos políticos estão hipocritamente circunscritos a meros actos de relações públicas para projecção mediática.
A obsessão em aparecer e em ser notícia remete-nos para a vacuidade e para a ligeireza nas suas reflexões e decisões políticas.
O recurso à emoção do discurso torna-os irrelevantes alimentando apenas uma “certa” imprensa que estimula e acolhe este tipo de condutas.
Respeitamos os que pensam que os actuais responsáveis pelo Desporto têm adoptado as melhores soluções em matéria de política desportiva para o concelho de Penafiel.
Compreendemos também os que entendem que o silêncio público é o preço a pagar para não alimentar a oposição à política desportiva, ou a falta dela, dos actuais responsáveis políticos na Câmara Municipal de Penafiel.
Mas a constatação de tais factos não nos conduzem a mudar de opinião e de a assumir publicamente.
Entendemo-la no âmbito de um direito de cidadania de que não abdicamos.
Que consideramos útil para a discussão política dos problemas do Desporto em Penafiel.
sinto-me:
publicado por PenaSport às 00:00
link do post | favorito

.mais sobre mim

.Sondagem

polls Quem deve ganhar o
ALBARDÂO
Desporto em Penafiel?
Câmara Municipal Penafiel?
Vereador Desporto?
Penafiel Activa?
Clube Desportivo?
Dirigente Desportivo?
Técnicos com "tacho" na CMP/Pnf Activa?
Técnicos de Clube subsidiado pela CMP?
Desporto Escolar?
Jornal Local/Regional?
Empresa Privada?

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.posts recentes

. Estratégias de desenvolvi...

. Miragem e Ilusão

. Moderação e realismo

. Problemas d(n)o nosso Des...

. Problemas d(n)o nosso Des...

. A Higiene da Moral

. Falar Claro sobre o Despo...

. Falar Claro sobre o Despo...

. 1ª Gala – ALBARDÃO (mérit...

. Sinal dos Tempos

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.Visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds