Quarta-feira, 25 de Abril de 2007

25 de Abril 1974 – 25 de Abril 2007

25 Abril 2007

 

A liberdade conseguida e a democracia construida, criaram condições favoráveis à modernização e ao desenvolvimento de um concelho diferente desportivamente: Penafiel.
O 25 de Abril não foi apenas um movimento libertador no plano da sociedade civil. Permitiu dar voz a vários direitos sociais, entre os quais o direiro ao Desporto.
Se hoje, assinalar os trinta e três anos do 25 de Abril, obriga a que não se resgate a memória do concelho que éramos e do desporto que tínhamos, o futuro pede-nos que no presente saibamos estar à altura dos novos desafios com que o desenvolvimento desportivo de Penafiel se confronta.
Esses desafios parecem apontar para a necessidade de medidas de alcance político, responsabilidade que deveria caber antes de mais, à Câmara Municipal de Penafiel.
Mas a dimensão das políticas desportivas está confinada aos discursos de ocasião, a que não correspondem nem ideias nem programas.
Os responsáveis políticos e desportivos, os actuais e os anteriores, têm-se preocupado quase em exclusivo em “aparecer” e em ser “notícia “, remetendo-nos para a vacuidade e ligeireza na reflexão e na decisão políticas.
Penafiel continua, apesar dos escassos progressos a ser um concelho com uma das mais baixas taxas de praticantes desportivos; - e pode usar-se qualquer tabela regional, nacional ou internacional, como termo de comparação.
A situação do desporto está longe de corresponder às necessidades dos nossos jovens cuja iliteracia desportiva continua a ser chocante e com indicadores de sedentarismo preocupantes.
Os constrangimentos à prática desportiva nas escolas do 1º Ciclo são enormes e com condições de trabalho verdadeiramente insólitas.
O movimento associativo, não obstante a sua capacidade de obtenção de recursos significativos do erário público confronta-se com problemas e dificuldades permanentes a que as políticas desportivas da Câmara Municipal de Penafiel não têm sabido responder.
A rede de infra-estruturas desportivas é insuficiente e longe de responder às necessidades do desenvolvimento desportivo.
O desporto que nos é servido começa a ser contaminado pela exploração comercial, servindo de palco para a afirmação e visibilidade de políticos e candidatos a políticos.
Os principais clubes e associações desportivas de Penafiel, são já hoje meras extensões do poder político da Câmara Municipal de Penafiel e dos interesses de alguns agentes que se apelidam de desportivos. Atente-se na verdadeira obsessão pela organização de eventos desportivos mais ou menos mediáticos, e na crescente canalização de recursos financeiros que ignora que esta é uma política que privilegia interesses de alguns e esquece as necessidades de muitos.
Favorece e estimula os desportistas de bancada!
Aquilo a que chamam de projectos com pompa e circunstância, não passa afinal de uma forma de publicidade politicamente orientada.
Tudo se parece resumir a que haja, quanto baste, festa e dinheiro. 
A realidade do Desporto em Penafiel exige um aprofundamento da vida democrática e um abanão regenerador que não se pode confinar à retórica discursiva nem esgotar nos eventos efémeros.
Trinta e três anos depois, é necessário dar futuro ao presente do Desporto em Penafiel. Como o fizeram os homens de Abril: com coragem, confiança e convicções.

Mas o problema vem de longe, de muito longe...

 

sinto-me:
publicado por PenaSport às 00:00
link do post | favorito
|

.mais sobre mim

.Sondagem

polls Quem deve ganhar o
ALBARDÂO
Desporto em Penafiel?
Câmara Municipal Penafiel?
Vereador Desporto?
Penafiel Activa?
Clube Desportivo?
Dirigente Desportivo?
Técnicos com "tacho" na CMP/Pnf Activa?
Técnicos de Clube subsidiado pela CMP?
Desporto Escolar?
Jornal Local/Regional?
Empresa Privada?

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.posts recentes

. Estratégias de desenvolvi...

. Miragem e Ilusão

. Moderação e realismo

. Problemas d(n)o nosso Des...

. Problemas d(n)o nosso Des...

. A Higiene da Moral

. Falar Claro sobre o Despo...

. Falar Claro sobre o Despo...

. 1ª Gala – ALBARDÃO (mérit...

. Sinal dos Tempos

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.Visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds