Sexta-feira, 6 de Abril de 2007

Jornais em Penafiel: - “O assalto dos poderes”

Ao longo dos últimos anos sempre fomos leitores assíduos dos jornais que se publicam em Penafiel ou que abordam temáticas desportivas respeitantes ao nosso concelho. 
Sendo certo que estes jornais sempre conviveram com o desporto, não é menos certo reconhecer que esse convívio não foi nunca de corpo inteiro, mas apenas uma parte, como a do espectáculo desportivo ou a simples publicidade a determinados eventos desportivos.
Contudo, não nos encontramos entre os que atribuem responsabilidades aos jornais locais (regionais) pelos nossos atrasos em matéria de desenvolvimento desportivo. No entanto, reconhecemos que ao suscitar um olhar diferente sobre os fenómenos desportivos, os jornais poderão ser a um tempo causa e, a outro, efeito desse desenvolvimento.
De todo o modo há que dizê-lo, os jornais e os jornalistas como produtores de opinião, têm na generalidade sido veículos demasiado passivos face a concepções que se quer impor como dominantes no desporto, ignorando necessidades fundamentais dos seus leitores.
O desenvolvimento da prática do Desporto em Penafiel, não se compadece com a atitude de “pureza, de inocência e de contemplação” da parte de jornais que fazem do desporto, também objecto da sua escrita.
Aos jornais e aos seus jornalistas cabe-lhes um papel essencial na análise e avaliação da nossa realidade desportiva.
Mas actualmente os jornais locais movimentam-se num quadro onde se concentram muitos e vários interesses.
Vemos jornais confrontados com a paixão e a ambição dos dirigentes desportivos, dos clubes e dos técnicos das modalidades desportivas.
Vemos jornais confrontados com os interesses do poder político da autarquia, do poder económico ou dos apoios em publicidade.
Em suma, jornais que têm de gerir a paixão e a ambição dos outros!
Esta constatatação não pode todavia servir para branquear as responsabilidades que os jornais efectivamente têm e, só servem para ajudar a transformar a imprensa local numa espécie de biquini: - o que mostra pode ser interessante, mas o que esconde é vital!
É urgente que se reflicta nisto e não ter qualquer espécie de solidariedade com jornais e jornalistas que subvertem escandalosamente as regras do jogo da informação.
Porque há jornais em Penafiel que têm a responsabilidade de se calarem perante a indigência cultural de políticos, dirigentes desportivos e empresários para quem o acesso aos seus jornais através do desporto é um meio de promoção e afirmação pessoal.
Têm a responsabilidade de servirem de gabinetes de Imprensa e de imagem de entidades, de políticos e de agentes desportivos, fazendo passar por jornalismo o que é simples publicidade.
O grau de degradação cultural a que hoje chegaram muitos dos jornais pode ser avaliada pelo que se vê, ou antes, pelo que se lê: - uma repetição das notícias de desporto em quase todos os jornais!
Necessitamos por isso de jornais que não sejam indiferentes, alheios ou neutros à política desportiva da Câmara Municipal de Penafiel, muito menos dos clubes e associações desportivas do concelho.
Economizando meios e palavras, diremos apenas que necessitamos de jornais sociologicamente comprometidos com Penafiel, que ajudem as causas dos que não têm voz e que pretendem ter acesso à prática do desporto, desde logo, a começar pelas práticas escolares.
Necessitamos de jornais cujas redacções não estejam pejadas de empregados de escritório, comerciantes, bancários ou colaboradores que são pau para toda a obra - não queremos atingir os colaboradores específicos e úteis - referimo-nos aos colaboradores, por vezes dirigentes de clubes que não se coibem de enaltecer as "virtudes" do presidente, ou do director tal.

Faz-nos falta jornais onde se pensa, onde haja quem tenha ideias, quem ouse colocar a coragem ao serviço da inteligência e esteja atento às realidades sociais e desportivas de Penafiel.

sinto-me:
publicado por PenaSport às 00:00
link do post | favorito
|

.mais sobre mim

.Sondagem

polls Quem deve ganhar o
ALBARDÂO
Desporto em Penafiel?
Câmara Municipal Penafiel?
Vereador Desporto?
Penafiel Activa?
Clube Desportivo?
Dirigente Desportivo?
Técnicos com "tacho" na CMP/Pnf Activa?
Técnicos de Clube subsidiado pela CMP?
Desporto Escolar?
Jornal Local/Regional?
Empresa Privada?

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.posts recentes

. Estratégias de desenvolvi...

. Miragem e Ilusão

. Moderação e realismo

. Problemas d(n)o nosso Des...

. Problemas d(n)o nosso Des...

. A Higiene da Moral

. Falar Claro sobre o Despo...

. Falar Claro sobre o Despo...

. 1ª Gala – ALBARDÃO (mérit...

. Sinal dos Tempos

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.Visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds