Quarta-feira, 28 de Março de 2007

Diz que é uma espécie... de Apoio ao Desporto

De um momento para o outro o discurso desportivo oficial dos responsáveis no Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Penafiel, ganhou foros de boa vontade e decidida aposta no associativismo desportivo.
Por tudo e por nada, é referido o associativismo cujos encantos e magias ganham cada dia as simpatias dos responsáveis políticos da nossa “praça”.
Esta descoberta funciona mesmo como uma espécie de poção mágica que ingenuamente pretende combater os atrasos, as insuficiências e as dificuladdes da situação desportiva no concelho de Penafiel.
É uma situação curiosa, quiçá, mesmo de agradecimento ver os diversos responsáveis anunciarem programas, protocolos, apoios, parcerias, eventos, etc., etc.
Somos assim levados a pensar que estamos num momento de virar de página.
Recentemente, numa cerimónia pública a propósito do anúncio dos programas de actividades desportivas de dois clubes penafidelenses, o responsável pelo Pelouro do Desporto produziu a seguinte afirmação: - “... a criação destas parcerias traz uma nova dinâmica para o desporto e para a forma como ele é visto”.
Mas será que os programas anunciados têm por alvo os jovens praticantes de desporto do concelho de Penafiel, ou apenas pretendem demonstrar uma forma consumista de passar o tempo?
Será que eles obedecem a um esforço para manter uma linha de rumo coerente com os objectivos de um desenvolvimento consistente das modalidades que lhe são próprias?
Deduzimos das premissas apontadas pelos responsáveis, que modalidades como o rappel, a canoagem, os challenger’s  ou os raids nocturnos, são as actividades que dão suporte às estruturas dos clubes e perseguem uma política que visa a prática desportiva generalizada.
A ser assim consideramos estar a ser cometido um grave erro que é, o entendimento do Desporto como um serviço público assente em estratégias a apontar para os clubes desportivos como seu suporte exclusivo.
Torna-se-nos óbvio que a natureza de tais programas é apenas a de uma mercadoria que se paga cada vez mais, a bom dinheiro. Resume-se a uma compra de espectáculos e eventos de desporto que utiliza formas sofisticadas de patrocínio, que têm um mercado próprio no qual se devem desenvolver e sustentar.
O que é grave é ver responsáveis políticos e alguns “jornalistas do patrão” ajudarem a transformar no meio do barulho, da agitação e da golpaça, figuras que pretendem apenas ver servidas as suas estratégias pessoais e/ou comerciais.
Pensamos que acções deste tipo se circunscrevem a meros actos de “show-business” desportivo, sem qualquer intencionalidade de desenvolvimento desportivo programado.
E em nome de um equívoco não-intervencionismo e de uma sofismada autonomia do associativismo, o traço dominante na Câmara Municipal de Penafiel, é o imobilismo e a ausência de respostas sociais às reais necessidades expressas pelos cidadãos.
Sem pôr em causa a legitimidade dos anúncios, lamentamos que os seus responsáveis possam ter-se esquecido do ditame popular cheio de sabedoria:
“Não vá o sapateiro além da chinela”
sinto-me:
publicado por PenaSport às 00:00
link do post | favorito
|

.mais sobre mim

.Sondagem

polls Quem deve ganhar o
ALBARDÂO
Desporto em Penafiel?
Câmara Municipal Penafiel?
Vereador Desporto?
Penafiel Activa?
Clube Desportivo?
Dirigente Desportivo?
Técnicos com "tacho" na CMP/Pnf Activa?
Técnicos de Clube subsidiado pela CMP?
Desporto Escolar?
Jornal Local/Regional?
Empresa Privada?

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

.posts recentes

. Estratégias de desenvolvi...

. Miragem e Ilusão

. Moderação e realismo

. Problemas d(n)o nosso Des...

. Problemas d(n)o nosso Des...

. A Higiene da Moral

. Falar Claro sobre o Despo...

. Falar Claro sobre o Despo...

. 1ª Gala – ALBARDÃO (mérit...

. Sinal dos Tempos

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.Visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds